Ícone do site 50emais

Como romper a dependência afetiva, relacionamento que causa tanto sofrimento

 width=
Rodoldo Castro: “O que define a dependência afetiva é a nossa incapacidade de tolerar o sofrimento e a frustração”. Foto: Reprodução/Internet

50emais

O psicólogo Rodolfo Castro proporcionou aos seguidores do 50emais a oportunidade de ampliar a percepção sobre o delicado tema da dependência afetiva, muitas vezes negligenciado ou considerado de importância secundária. Na live mediada pela editora Maya Santana, ele mencionou dois livros que podem ajudar as pessoas a se conscientizaram sobre o problema, ponto de partida para retomarem sua autonomia e autoestima.

O livro “Mulheres que amam demais”, da autora norte-americana Robin Norwood, frequentou a lista das publicações mais vendidas no mundo e não deve ser encarado como uma leitura destinada apenas ao público feminino, como ressalvou o psicólogo. O segundo livro indicado por ele chama-se “Amar ou depender?”, de Walter Riso, que traz na capa a indicação de “como superar o apego afetivo e fazer do amor uma experiência plena e saudável”.

Com a vivência de quem atua como psicólogo clínico e hospitalar, Rodolfo Castro estimulou as pessoas que enfrentam o problema da dependência afetiva a fazer leituras como as que foram indicadas, buscar suporte e, acima de tudo, começar a retomar sua autonomia. “Saia, veja pessoas, converse, busque outros grupos”, foram alguns dos conselhos dados por ele em sua marcante participação no encontro promovido pelo 50emais.

Veja o trecho da live em que ele recomenda os livros:

Não deixe de ver a íntegra da live. Para ver, clique aqui.

Sair da versão mobile