Ícone do site 50emais

Envelhecer é… “se permitir viver cada dia como se fosse a última gota”

 width=
Vânia Nacaxe, 63, tem três filhos, cinco netos. E é autora de cinco livros. Na maturidade, se reinventou. Tornou-se mochileira e não parou mais de viajar. Foto: Acervo de família

Exclusivo para o 50emais

A professora, neuropsicóloga e escritora Vânia Nacaxe, 63, tem uma visão toda especial do envelhecimento. Ao contrário de muitas mulheres que temem e se queixam das mazelas do envelhecer, ela é toda entusiasmo, defendendo que cada fase da vida deve ser festejada, porque, “a rigor, estamos envelhecendo desde o dia em que nascemos,” lembra ela. Vânia, que também é palestrante, tem uma história de vida muito bonita, mostrando que, antes de tudo, ela tem muita garra. Autora de cinco livros (Técnicas de Vendas de Seguros, Liderança a Pedra Angular, A Queima dos Soutiens – Uma Atitude Incendiária no Universo Feminino, Experiência de Campeão e Passaporte Para Vida) ela não para: já tem pronto um sexto volume.

Depois de perder o marido aos 56 anos, Vânia fez da tristeza e da solidão combustíveis para a sua reinvenção: tornou-se mochileira e saiu pelo mundo. Viajando sempre sozinha, conhece dezenas de lugares e tem mil histórias intrigantes para contar. Guimarães Rosa, escritor mineiro, escreveu que “o que a vida quer de nós é coragem.” E isso é o que não falta a Vânia Nacaxe, como você vai ver neste depoimento.

Veja:

Você gostaria de participar do Envelhecer é…? Para isso, basta nos enviar o seu depoimento sobre como está vendo o seu próprio envelhecimento. Mande um vídeo de até dois minutos e meio e uma foto sua para contato@50emais.com.br, Teremos enorme satisfação em postar aqui no 50emais.

Clique aqui para ver muitos outros depoimentos. Mulheres e homens dão as mais diversas opiniões sobre o envelhecer.

Sair da versão mobile