Ícone do site 50emais

Veja caminhos para reverter o excesso de endividamento

 width=
Reduzir o consumo de supérfluos e parar de fazer novas dívidas. Duas das medidas essenciais para quem quer organizar a sua vida financeira. Foto: Internet

Exclusivo para o 50emais

Os especialistas do Meu Consultor Financeiro (MCF)  oferecem sugestões para quem precisa reverter o endividamento excessivo e não conta com aumento da renda que recebe.  Como ficou demonstrado na live realizada pelo 50emais com os integrantes da equipe do MCF, essa dura realidade pode ser atenuada por providências fundamentais, como reduzir o consumo de supérfluos e parar de fazer novas dívidas.

Planejadora e educadora financeira, Nelma de Mendonça também aconselha as pessoas que se encontram nessa situação a procurarem entender os dados das dívidas acumuladas, levantar as despesas e receitas, aprender a categorizar os gastos. É muito importante também, segundo ela, tentar gerar renda extra. São caminhos para se ter maior controle do próprio orçamento e buscar a tranquilidade financeira.

Veja o que a especialista diz:

Um dos caminhos sugeridos pelos especialistas do Meu Consultor Financeiro para reduzir o endividamento é renegociar as dívidas com os credores, como instituições financeiras, por exemplo. O planejador e coach financeiro Bruno Pessamilio alerta, no entanto, para a importância de manter os compromissos assumidos nesses processos de renegociação.

Aqueles que deixam de honrar a palavra uma segunda vez dificilmente terão uma nova chance de contar com a boa vontade dos credores. A recomendação do especialista é que as pessoas procurem renegociar as dívidas em bases realistas para que possam arcar com os novos compromissos assumidos:

Veja abaixo a íntegra da live realizada pelo 50emais em parceria com o Meu Consultor Financeiro:

Sair da versão mobile