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Modelos de mais de 50: “Nós Não Somos Invisíveis”

Da esq. para a dir.: Haag Campedelli, Cristina Leite (no fundo), Andrea Clara e Paula Franco (sentada) posaram para o fotógrafo Mauricio Nahas – Maurício Nahas/Divulgação

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“Nós não somos invisíveis” é o título do manifesto lançado por modelos brasileiras, pouco antes da Semana da Moda de São Paulo, em protesto contra o que elas veem como etarismo, preconceito de idade, na moda e na publicidade.

Embora a população esteja envelhecendo rapidamente – um quarto dos brasileiros têm mais de 50 anos -, a moda insiste em colocar nas passarelas modelos mais jovens. Um ou outro estilista inclui em seus desfiles modelos mais velhas.

O mesmo acontece com os comerciais. A juventude é sempre privilegiada, em detrimento de pessoas de mais idade.

Foi para chamar a atenção para essa situação que Cristina Leite, haag Campedelli, Paula Franco e Andrea Clara lançaram o manifesto.

Leia o artigo de Mônica Bérgamo para o Estadão:

A modelo Cristina Leite chamou as ex-modelos Haag Campedelli, Paula Franco e Andrea Clara para lançarem um manifesto fashion contra a pouca representatividade das mulheres com mais de 50 anos nas passarelas dos desfiles e no mercado publicitário.

Às vésperas de mais uma edição da São Paulo Fashion Week, que ocorrerá de 9 a 14 de abril, elas posaram para as lentes do fotógrafo Mauricio Nahas para a campanha “Nós Não Somos Invisíveis”.

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A imagem não foi editada ou retocada por programas de edição com o objetivo de chamar a atenção para a real beleza feminina.

Cristina Leite afirma que fora do Brasil as marcas já entenderam que os consumidores se identificam mais com os produtos quando se sentem representados nas propagandas e, por isso, passaram a contratar modelos com mais de 50 anos.

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“O público brasileiro envelheceu e tem grande poder de consumo. Ele deseja representatividade. Estamos aqui para isso”, afirma ela.

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